SOLAMAC ESPAGNOL ENGLISH PORTUGUÊS
Imprimir

Noticias  -  Eventos

Dia Nacional Toninha - 1º de outubro

Convite

Convidamos você a participar do WEBINAR: “Conhecendo o golfinho mais ameaçado do Brasil”, que será realizado no dia 1º de outubro de 2020, das 8h00 às 13h00 transmitido ao VIVO via YouTube do VIVA Instituto Verde Azul - @VIVAVerdeAzul. (Link YouTube: https://youtu.be/MU4yTgIch9Y)

Em 2021 entraremos na Década dos Oceanos “Decade of Ocean Science for Sustainable Development” que vai de 2021 a 2030, declarada pelas Nações Unidas com o objetivo de ampliar a cooperação internacional à pesquisa, para promover a conservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras.  De acordo com a AGENDA 2030 de “Sustainable Development Goals” – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que apresenta 17 objetivos integrados que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental, o ODS #14 visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Logo, o tema apresentado neste webinar é atual, moderno e de extrema importância, visto que se trata de uma espécie animal criticamente ameaçada de extinção. Apesar do foco ser somente uma espécie, a Toninha é considerada uma espécie sentinela, que sofre consequências de atividades humanas que impactam outros cetáceos e inúmeras espécies do ecossistema costeiro marinho. Pesquisadores, professores e doutores que trabalham com a Toninha há anos, apresentarão aspectos de sua biologia, comportamento, ameaças à conservação por ações antrópicas e também mostrarão resultados de pesquisas de ponta realizadas com a espécie em diversas partes da sua distribuição, vindo de encontro com as ações pertinentes à Década dos Oceanos e da ODS #14. As palestras terão conteúdo e linguagem adequada para público jovem e adulto, acreditamos ser de interesse de professores, estudantes de Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, estudantes de graduação de diversas áreas e também para qualquer brasileir@ que se importa com nossa biodiversidade e tem desejo de conhecer mais sobre nossa fauna e nosso meio ambiente marinho.  

A Toninha

A toninha existe no Planeta Terra há mais de 1 milhão de anos. É o menor golfinho do Brasil, medindo no máximo 1,7 metro e pesando até 55kg (figura 1). Sua área de ocorrência é muito restrita, estendendo-se do Estado do Espírito Santo, Brasil, até Chubut, na Argentina e não existe em mais nenhum outro local do mundo. As toninhas possuem comportamento discreto e é muito raro observá-las, pois não se aproximam de embarcações. Supõem-se que sejam monogâmicas, sua gestação dura cerca de 11 meses, o filhote nasce com cerca de 80 cm, pesando até 7 quilos, e mama por aproximadamente 9 meses.  Acredita-se que podem viver até 21 anos de idade. Estão criticamente ameaçadas de extinção de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Portaria MMA nº 444/2014), é o cetáceo mais ameaçado do Atlântico Sul. Sua principal ameaça é a pesca de emalhe, tanto artesanal como industrial (figura 2). Apesar de algumas recentes regulamentações pesqueiras proibirem redes de emalhe e espera no sudeste e sul do Brasil, o esforço da pesca de emalhe é ainda muito excessivo dentro da área de distribuição da espécie e centenas de Toninhas morrem capturadas acidentalmente em petrechos pesqueiros anualmente (Figura 3). Também, por ser uma espécie costeira, sofre com a diminuição da qualidade de habitat, principalmente por poluição. Estudos do projeto Conservação da Toninha/ FUNBIO, apontam que hoje restam menos de 20 mil indivíduos. Pesquisas indicam que a espécie pode atingir o “quase colapso” populacional em breve (anexo 1). A conservação da toninha é um desafio comum aos três países onde ocorrem: Brasil, Argentina e Uruguai.

O Dia Nacional da Toninha

Pesquisadores renomados, que trabalham com as Toninhas há muitos anos, decidiram criar uma data comemorativa para a espécie: O Dia Nacional da Toninha, com o objetivo de popularizar o golfinho mais ameaçado do Brasil. Em 2019, pela primeira vez, foi celebrado o Dia Nacional da Toninha (figura 4) em 1º de outubro. A escolha desta data marca o início do principal período de nascimento da espécie.

Dia Nacional da Toninha 2020

Para celebrar a data em 2020 várias instituições, pesquisadores e conservacionistas se uniram, (listados abaixo), com objetivo de fazer as pessoas conhecerem essa espécie tão ameaçada e que precisa tanto da conscientização dos seres humanos. A princípio o evento seria realizado na Praia das Toninhas em Ubatuba -SP, entretendo, devido a COVID-19, o evento será virtual.

Serão 19 palestrantes envolvendo 22 Instituições falando sobre diversos aspectos da biologia, ameaças e conservação das Toninhas. Veja cronograma das palestras na tabela 1.

Pesquisadores e conservacionistas participantes do webinar “Conhecendo o golfinho mais ameaçado do Brasil.”

MSc. Adriana Miranda / ICMBio - Centro Mamíferos Aquáticos

BSc. Arlaine Francisco / Projeto Baleia à Vista

Dr. Camila Domit / UFPR- CEM - LEC

Dr. Camilah Zappes / GPEC - UFF

Dra. Carolina Bertozzi / Instituto Biopesca – UNESP

BSc. Carla Beatriz Barbosa / Instituto Argonauta

Dr. Daniel Danilewicz / GEMARS –UESC

Dr. Eduardo Secchi / FURG – Ecomega

Dra. Fabia Luna / ICMBio - Centro Mamíferos Aquáticos

Dr. Federico Sucunza / GEMARS – Instituto Aqualie

Dra. Haydee Cunha / MAQUA – UERJ

Luís Palácios / Luís Palácios Fotografia e Audiovisual

Júlio Cardoso / Projeto Baleia à Vista

Dra. Maria Emilia Morete / VIVA Instituto Verde Azul

BSc. Marina Leite Marques / VIVA Instituto Verde Azul

Dra. Marta Cremer /Projeto Toninhas – UNIVILLE

Dr. Milton Marcondes / Projeto Baleia Jubarte

Dr. Paulo H. Ott / GEMARS – UERGS

MSc. Rafaela Cristina Faria de Souza / VIVA Instituto Verde Azul

Dr. Renan Paitach / Projeto Toninhas – UNIVILLE

 

 

 


Ver pdf
<< Volver

especialistas

mamiferos

aquaticos

by