vintage omega watches 1970 audemars piguet royal oak chronograph blue dial price swiss replica watches womens watches on sale old rolex watches price list replica watches uk tag heuer xcaz2011 rolex daytona 6263 big red uk replica watches navitimer world tag heuer grand carrera calibre 17 watch price in india replica watches uk patek philippe vintage tank watch heuer trackmate 1 5 fake watches

SOLAMAC - Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos
SOLAMAC ESPAGNOL ENGLISH PORTUGUÊS
Imprimir

Biblioteca virtual  -  Teses de doutorado

Caracterização temporal da estrutura de grupos e do comportamento de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) na área de reprodução da região do Arquipélago dos Abrolhos (Bahia, Brasil)
- Nome: Maria Emilia Morete

- Título da tese de doutorado: Caracterização temporal da estrutura de grupos e do comportamento de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) na área de reprodução da região do Arquipélago dos Abrolhos (Bahia, Brasil)

- Instituição: Universidade de São Paulo

- Orientador: Dr. Sergio Rosso

- Ano de defesa: Março 2007

Baleias jubarte usam a costa leste do Brasil como área de reprodução e cria. As águas ao redor do Arquipélago dos Abrolhos são importantes devido a grande concentração de grupos com filhotes. Um estudo de médio prazo (entre 1998 e 2004) foi realizado, a partir de um ponto fixo de observação em terra, a fim de se investigar a existência de padrões temporais na estruturação de grupos  e no comportamento de baleias jubarte. Dependendo das condições climáticas e de visibilidades eram realizadas varreduras com duração de 1 hora e na sequência, observações de grupo ou indivíduo focal. Verificou-se que assim como a população brasileira de jubarte, o número de avistagens de baleias adultas ao redor do Arquipélago aumentou, especialmente de 2002 a 2004, porém avistagens de filhotes somente aumentaram em 2004. De uma forma gradual baleias chegam, se concentram e partem de Abrolhos, refletindo a migração segregada e as alterações de status sociais dos indivíduos. A medida que a temporada progride, ocorre uma mudança na frequência das diferentes categorias de grupo de baleia jubarte, de grupos sem filhotes para grupos com filhotes, assim como os comportamentos, os quais, dentro de cada categoria de grupo, parecem estar adequado ao estágio de desenvolvimento do filhote (para aqueles grupos com filhote) e refletem o que parece estar relacionado a busca por acasalamentos e interações sociais. Ao longo das 7 temporadas estudadas, não houve mudanças na estruturação de grupos de baleias jubarte, nem houve alterações comportamentais marcantes, porém, apesar desta constância observada ao redor do Arquipélago, verificou-se que na presença de barcos num raio de 100-300 metros, fêmeas (mães) permanecem menos tempo em repouso e filhotes ficam menos tempo em comportamento de provável amamentação. Existe a preocupação de que repetidas mudanças comportamentais decorrentes de fatores antr_picos possam levar a população a risco, já que em espécies como baleias, as alterações a nível populacional podem levar muitos anos para ser detectadas. Logo é sugerido que estudos seguindo a mesma metodologia sejam continuados para que comparações sejam possíveis, se tornando um estudo de longo-prazo, o qual permitiria uma investigação continua dos padrões (ou alterações deles) com que as baleias jubarte utilizam a área e como vêm respondendo as pressões antrópicas. 



<< Voltar

especialistas

mamiferos

aquaticos

by