vintage omega watches 1970 audemars piguet royal oak chronograph blue dial price swiss replica watches womens watches on sale old rolex watches price list replica watches uk tag heuer xcaz2011 rolex daytona 6263 big red uk replica watches navitimer world tag heuer grand carrera calibre 17 watch price in india replica watches uk patek philippe vintage tank watch heuer trackmate 1 5 fake watches

SOLAMAC - Society Latin American of Specialists in Aquatic Mammals
SOLAMAC ESPAGNOL ENGLISH PORTUGUÊS
Print

Virtual library  -  Master's dissertations

Hipótese do assobio-assinatura: estudo da ocorrência de tal fenômeno junto à população de Sotalia fluviatilis (Cetacea, Delphinidae) da Baía de Sepetiba (RJ)
- Name: Luciana Duarte de Figueiredo

- Master's dissertation title: Hipótese do assobio-assinatura: estudo da ocorrência de tal fenômeno junto à população de Sotalia fluviatilis (Cetacea, Delphinidae) da Baía de Sepetiba (RJ)

- Institution: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/DCA/LBC)

- Supervisor: Dra. Sheila Marino Simão

- Year of defense: Agosto 2000

Segundo a hipótese do assovio-assinatura, os golfinhos da espécie Tursiops truncatus tendem a emitir um tipo de assovio individualmente estereotipado e seqüencial, que teria por função transmitir a identidade e a localização do indivíduo emissor. Assovios com tais características já foram encontrados no repertório de outras espécies de golfinhos. Cerca de doze horas de gravação, de emissões sonoras do boto Sotalia fluviatilis da Baía de Sepetiba, foram analisadas com o objetivo de se detectar a presença de assovios-assinatura. Todos os sonogramas de assovios, cujos contornos fossem estereotipados e seqüenciais foram selecionados e classificados em Tipos, usando-se dois métodos diferentes de classificação: a Observação Visual (OV) e um método quantitativo denominado técnica da Similaridade do Contorno (CS). Duzentas e duas seqüências de assovios foram selecionadas e classificadas em vinte e sete Tipos, pelo método OV. Apesar de não se poder confirmar a individualidade destes Tipos, a possibilidade de que eles realmente representem assovios-assinatura é reforçada pelos seguintes fatores: serem, na maioria, formados por seqüências de assovios bem próximas umas das outras; terem sido emitidos principalmente durante os comportamentos de pesca e deslocamento; e não serem completamente aberrantes em relação ao repertório geral da espécie. A técnica CS mostrou-se discordante do método OV, quanto à classificação dos assovios, e parece não ser aplicável ao repertório de S. fluviatilis. Foram selecionadas também dezenove seqüências de assovios formados por duas componentes simultâneas, que se assemelham a um tipo de interação vocal entre os golfinhos, descrita na literatura com o nome de “dueto”. 



<< Return

especialistas

mamiferos

aquaticos

by