vintage omega watches 1970 audemars piguet royal oak chronograph blue dial price swiss replica watches womens watches on sale old rolex watches price list replica watches uk tag heuer xcaz2011 rolex daytona 6263 big red uk replica watches navitimer world tag heuer grand carrera calibre 17 watch price in india replica watches uk patek philippe vintage tank watch heuer trackmate 1 5 fake watches

SOLAMAC - Society Latin American of Specialists in Aquatic Mammals
SOLAMAC ESPAGNOL ENGLISH PORTUGUÊS
Print

News  -  Events

Dia Nacional Toninha - 1º de outubro

Convite

Convidamos você a participar do WEBINAR: “Conhecendo o golfinho mais ameaçado do Brasil”, que será realizado no dia 1º de outubro de 2020, das 8h00 às 13h00 transmitido ao VIVO via YouTube do VIVA Instituto Verde Azul - @VIVAVerdeAzul. (Link YouTube: https://youtu.be/MU4yTgIch9Y)

Em 2021 entraremos na Década dos Oceanos “Decade of Ocean Science for Sustainable Development” que vai de 2021 a 2030, declarada pelas Nações Unidas com o objetivo de ampliar a cooperação internacional à pesquisa, para promover a conservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras.  De acordo com a AGENDA 2030 de “Sustainable Development Goals” – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que apresenta 17 objetivos integrados que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental, o ODS #14 visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Logo, o tema apresentado neste webinar é atual, moderno e de extrema importância, visto que se trata de uma espécie animal criticamente ameaçada de extinção. Apesar do foco ser somente uma espécie, a Toninha é considerada uma espécie sentinela, que sofre consequências de atividades humanas que impactam outros cetáceos e inúmeras espécies do ecossistema costeiro marinho. Pesquisadores, professores e doutores que trabalham com a Toninha há anos, apresentarão aspectos de sua biologia, comportamento, ameaças à conservação por ações antrópicas e também mostrarão resultados de pesquisas de ponta realizadas com a espécie em diversas partes da sua distribuição, vindo de encontro com as ações pertinentes à Década dos Oceanos e da ODS #14. As palestras terão conteúdo e linguagem adequada para público jovem e adulto, acreditamos ser de interesse de professores, estudantes de Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, estudantes de graduação de diversas áreas e também para qualquer brasileir@ que se importa com nossa biodiversidade e tem desejo de conhecer mais sobre nossa fauna e nosso meio ambiente marinho.  

A Toninha

A toninha existe no Planeta Terra há mais de 1 milhão de anos. É o menor golfinho do Brasil, medindo no máximo 1,7 metro e pesando até 55kg (figura 1). Sua área de ocorrência é muito restrita, estendendo-se do Estado do Espírito Santo, Brasil, até Chubut, na Argentina e não existe em mais nenhum outro local do mundo. As toninhas possuem comportamento discreto e é muito raro observá-las, pois não se aproximam de embarcações. Supõem-se que sejam monogâmicas, sua gestação dura cerca de 11 meses, o filhote nasce com cerca de 80 cm, pesando até 7 quilos, e mama por aproximadamente 9 meses.  Acredita-se que podem viver até 21 anos de idade. Estão criticamente ameaçadas de extinção de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Portaria MMA nº 444/2014), é o cetáceo mais ameaçado do Atlântico Sul. Sua principal ameaça é a pesca de emalhe, tanto artesanal como industrial (figura 2). Apesar de algumas recentes regulamentações pesqueiras proibirem redes de emalhe e espera no sudeste e sul do Brasil, o esforço da pesca de emalhe é ainda muito excessivo dentro da área de distribuição da espécie e centenas de Toninhas morrem capturadas acidentalmente em petrechos pesqueiros anualmente (Figura 3). Também, por ser uma espécie costeira, sofre com a diminuição da qualidade de habitat, principalmente por poluição. Estudos do projeto Conservação da Toninha/ FUNBIO, apontam que hoje restam menos de 20 mil indivíduos. Pesquisas indicam que a espécie pode atingir o “quase colapso” populacional em breve (anexo 1). A conservação da toninha é um desafio comum aos três países onde ocorrem: Brasil, Argentina e Uruguai.

O Dia Nacional da Toninha

Pesquisadores renomados, que trabalham com as Toninhas há muitos anos, decidiram criar uma data comemorativa para a espécie: O Dia Nacional da Toninha, com o objetivo de popularizar o golfinho mais ameaçado do Brasil. Em 2019, pela primeira vez, foi celebrado o Dia Nacional da Toninha (figura 4) em 1º de outubro. A escolha desta data marca o início do principal período de nascimento da espécie.

Dia Nacional da Toninha 2020

Para celebrar a data em 2020 várias instituições, pesquisadores e conservacionistas se uniram, (listados abaixo), com objetivo de fazer as pessoas conhecerem essa espécie tão ameaçada e que precisa tanto da conscientização dos seres humanos. A princípio o evento seria realizado na Praia das Toninhas em Ubatuba -SP, entretendo, devido a COVID-19, o evento será virtual.

Serão 19 palestrantes envolvendo 22 Instituições falando sobre diversos aspectos da biologia, ameaças e conservação das Toninhas. Veja cronograma das palestras na tabela 1.

Pesquisadores e conservacionistas participantes do webinar “Conhecendo o golfinho mais ameaçado do Brasil.”

MSc. Adriana Miranda / ICMBio - Centro Mamíferos Aquáticos

BSc. Arlaine Francisco / Projeto Baleia à Vista

Dr. Camila Domit / UFPR- CEM - LEC

Dr. Camilah Zappes / GPEC - UFF

Dra. Carolina Bertozzi / Instituto Biopesca – UNESP

BSc. Carla Beatriz Barbosa / Instituto Argonauta

Dr. Daniel Danilewicz / GEMARS –UESC

Dr. Eduardo Secchi / FURG – Ecomega

Dra. Fabia Luna / ICMBio - Centro Mamíferos Aquáticos

Dr. Federico Sucunza / GEMARS – Instituto Aqualie

Dra. Haydee Cunha / MAQUA – UERJ

Luís Palácios / Luís Palácios Fotografia e Audiovisual

Júlio Cardoso / Projeto Baleia à Vista

Dra. Maria Emilia Morete / VIVA Instituto Verde Azul

BSc. Marina Leite Marques / VIVA Instituto Verde Azul

Dra. Marta Cremer /Projeto Toninhas – UNIVILLE

Dr. Milton Marcondes / Projeto Baleia Jubarte

Dr. Paulo H. Ott / GEMARS – UERGS

MSc. Rafaela Cristina Faria de Souza / VIVA Instituto Verde Azul

Dr. Renan Paitach / Projeto Toninhas – UNIVILLE

 

 

 


View pdf
<< Return

especialistas

mamiferos

aquaticos

by